Latest News

Casa Bola - Eduardo Longo


A Casa Bola está para  Eduardo Longo assim com a Terra está para Galileu Galilei. Essa casa existe e não é obra de ficção cientifica muito menos cenário de algum filme do Kubrick.  A construção começou em 1972, terminando em 1979, e nesse meio tempo surgiram vários boatos , um deles dizia que Eduardo Longo era um médico e estava construindo uma antena para se comunicar com a mulher morta.
A Casa Bola, começou como um estudo para a criação de um apartamento de luxo compacto, de montagem em série e em escala industrial. Uma aposta de que a tecnologia da construção evoluiria do cimento e do tijolo para materiais mais leves e racionais, em edificações verticais futuristas. A residência inovadora foi construída sobre a casa de Longo, na Rua Amauri, em Pinheiros. O projeto foi concluído seis anos depois e se tornou um verdadeiro símbolo da arquitetura paulistana. A casa em si tem 3 andares, 100 metros quadrados e é dividida em sala de estar, copa, cozinha, três suítes, lavabo, área de serviço e sótão. Como se tratava de um protótipo, muitas peças internas, como fogão, geladeira e privada, foram feitas pelo próprio Eduardo.
Meu sonho era fazer prédios em que cada apartamento seria uma esfera, feita na fábrica e plugada na estrutura. Teríamos grandes edifícios, altos e longos, e o grande diferencial seria o espaço vazio entre as unidades. Cada apartamento seria absolutamente independente da outra unidade, a ponto de você poder tirar um e colocar outro.
Moradias em círculos preservariam o isolamento dos vizinhos e haveria a possibilidade de construir prédios altos e compridos. Além disso, a bola tem um volume perfeito, nenhum objeto é mais leve do que ela”
















Sem comentários: