Latest News

Museu Guggenheim de Bilbao É Arte!



Tem museu que basta você chegar na porta pra apreciar arte. O Museu Guggenheim de Bilbao é um museu de arte moderna e contemporânea, projetado pelo arquiteto canadense-americano Frank Gehry, e está localizado em Bilbao, País Basco, Espanha. O museu foi inaugurado em 18 de outubro de 1997, pelo  Rei Juan Carlos I da Espanha. Construído ao lado do rio Nervión, que atravessa a cidade de Bilbao para o Mar Cantábrico, é um dos vários museus pertencentes à Fundação Solomon R. Guggenheim e apresenta exposições permanentes e visitantes  de artistas espanhóis e internacionais.

Uma das obras mais admiradas da arquitetura contemporânea, o edifício tem sido aclamado como um "momento singular na cultura arquitetônica", porque representa "um daqueles raros momentos onde críticos, acadêmicos e  opúblico em geral foram todos totalmente unidos sobre algo". O museu foi o edifício mais frequentemente apontado como um dos mais importantes obras concluídas desde 1980 na Pesquisa Mundial Architecture 2010 entre os especialistas de arquitetura.

As curvas no exterior do edifício foram destinados para aparecer aleatoriamente; o arquiteto disse que "a aleatoriedade das curvas são projetados para captar a luz". O interior "é projetado em torno de um grande átrio, iluminado com vista para estuário do Bilbao e as colinas circundantes do País Basco". O átrio, que Gehry apelidou de The Flower devido à sua forma, serve como centro organizador do museu.
O chamado "efeito Bilbao" refere-se à forma como o museu transformou a cidade. O termo, no entanto, também tem sido empregada pelos críticos que denunciaram o museu como um símbolo de gentrificação e do imperialismo cultural.



















Sem comentários: